quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O MOVIMENTO COMUNITÁRIO QUE QUEREMOS

As entidades representativas do movimento comunitário da Paraíba são: FEPAC- Federação Paraibana das Associações Comunitárias e FEPAMOC  estas entidades tem abrangência estadual, a UCES- União Campinense de Equipes Sociais esta atua no âmbito municipal, e as SAB’s - Sociedade de Amigos do Bairro, as Associações de Moradores compreendem os espaços locais e municipais. Cabe aos seus representantes fortalecer essas entidades. Para isso é necessário que os comunitários se fortaleçam cada vez mais através do debate político. Também são fundamentais que essas entidades se reúnam para discutir a política econômica do governo, as políticas setoriais locais, os programas e projetos destinados as áreas de vulnerabilidade social, os programas locais de geração de emprego e renda, as questões de gênero no mercado de trabalho e nas entidades representativas, discutir as políticas sociais publicas, a ocupação dos espaços de participação popular, a qualificação nas intervenções entre outros. È dessa forma que vão dar a sua contribuição para transformar a realidade na qual estão inseridos. Desta maneira, as entidades que estiverem organizadas com a sua base, que promovam reuniões de diretores, assembléias gerais, realizam suas eleições garantindo a participação da comunidade daquele bairro, essas entidades se fortalecem e conseguem dar respostas a essas necessidades, as lutas do nosso povo.
            No entanto, se temos aquela associação que o presidente se sente dono da entidade, essa liderança é denominada como “líder sovaco”, vocês já ouviram falar disso? O líder sovaco é aquele cara que é presidente da associação, anda com uma pastinha debaixo do braço com um monte de ofícios que ele encaminha para prefeito, a Câmara de vereadores e os Secretários governamentais que ele próprio é quem decide o que deve ser feito e o que deve ter na comunidade, como por exemplos: orelhão, uma praça, pavimentação na minha rua, semáforo ou deve ter não sei o quê; esse presidente não realiza nenhuma reunião de diretoria, nenhuma assembléia geral no bairro, nenhuma reunião com a comunidade para elencar e decidir quais as prioridades para aquela localidade. Ele faz ofícios pedindo coisas vazias e fica desfilando na câmara de vereadores, no gabinete dos secretários da prefeitura.
            Outro tipo de liderança é o maquiavélico que se sente o próprio O Príncipe de Maquiavel, apropria-se de forma destorcida da obra e sai fazendo lambança que denomina de ações e intervenções comunitárias. Este tipo de presidente ou príncipe acredita que ele pode tudo e que não existe limites para sua prepotência, oferece gradualmente benefícios aos seus aliados para que possa mais tarde cobrá-los, estar disposto a desrespeitar qualquer consideração moral, recorrer à força e poder da decepção, prefere ser temido pelos seus aliados porque acredita que o medo de ser punido é um sentimento que não pode ser modificado ou ignorado tão facilmente, consegue ser falso quando preciso, pode mentir caso seja de interesse próprio. Só esquecem que na atualidade lideres que caíram tiveram o povo como seu inimigo. E ainda se apóiam na sorte, mas quando esta mudar cairão em ruínas. Então gostaria de lembrar a este modelo de líder que Maquiavel não criou a realidade amoral da política, apenas apresentou. E muito cuidado! Vocês devem evitar serem odiados.
            Neste momento precisamos nos questionar. São esses modelos de lideranças que queremos construir? São essas lideranças que queremos no movimento comunitário ao nosso lado? Queremos outro tipo de liderança. Queremos uma liderança conscientizada. Queremos sim, aquelas lideranças que compreendem que é fundamental fazer a luta para conseguir avançar no movimento comunitário.
            Neste sentido faz-se necessário criar uma organização dentro das Federações e na UCES, a onde as associações de moradores lá no bairro possam ter informações e se relacionar com as estruturas estaduais e municipais. Entretanto, essas associações de moradores devem estar organizadas e filiadas a UCES no município, que também deve estar organizada e filiada uma das Federações estaduais.
            Por outro lado é fundamental criar um sistema de informação dentro da UCES que funcione. Fazer um jornal periódico que traga as opiniões da UCES enquanto entidade representativa do movimento comunitário e não a opinião pessoal de alguns diretores, Esse periódico tem o papel de passar informações para a base do movimento e ao mesmo tempo fazer o debate político, e também apontar as perspectivas e orientações de que maneira vamos fortalecer cada vez mais o movimento comunitário. Não se pode ocupar esse espaço para divulgação de obras governamentais porque entendemos que os nossos gestores já o fazem através da mídia.
            Ressaltamos que a UCES precisa assumir esse compromisso de conseguir fazer um jornal que destaque a opinião política com relação à conjuntura municipal e estadual e ao mesmo tempo contribua na politização e eleve o nível de consciência do nosso povo através do movimento comunitário. O jornal terá como objetivo manter as associações informadas de quais as bandeiras de luta da UCES, quais a manifestações.
            Por fim, nos permitimos elencar alguns desafios do movimento comunitário local:
·         O principal desafio evidentemente é o político investir na formação para elevando cada vez mais o compromisso do movimento comunitário para construção de um município, um estado e um pais mais igualitária.
·         Comunicação e informação entre as entidades filiadas a UCES e a base do movimento comunitário.
·         Questão das finanças. Como criar uma política de finanças na UCES vindo de baixo para cima. Em que as associações de moradores vão contribuir com a União municipal e a união com a federação... Essa política não descarta a celebração de convênios de parcerias entre instituições publicas e privadas preservando a autonomia do movimento. È necessário fortalecer a base com intuito de incentivar a participação de mais associados cumpridores de direitos sociais.
·         Outro desafio é de preservação do Patrimônio das Entidades, criar e programar projetos  que possibilite a manutenção e recuperação dos prédio e estes não significa vender o espaço aéreo das entidades para  edificação de edifícios garagens.
     

11 comentários:

  1. Anônimo11/8/11

    Toda pessoa tem o direito de escolher seus representantes. Só que por falta opção elegemos aqueles que não acreditamos!

    ResponderExcluir
  2. Fabíola12/8/11

    Que vistam a carapuça os que se sentirem ofendidos. Muito boa a matéria!!!

    ResponderExcluir
  3. Clodoaldo - Cuítes14/8/11

    Estão todos morrendo de inveja esse cabeludo é nota 1000. O povo acostumado a ser subestimado pelo velho grupo dos Cunha Lima, hoje fica com dor de cotovelo... bando de curral, é até uma ofensa em chamar o povo de burro pois o animal não merece tanto maltratos assim .

    ResponderExcluir
  4. Anônimo20/8/11

    Inveja do cabeludo é isso que dizem para os que criticam sua gestão? Ledo engano.
    O novo vugo do Presidente da UCES tem que João Hitler, pode tudo, sabe tudo, manda em tudo,age de forma intransigente, arbitraria, age como se a entidade fosse parte de sua casa, tenta passar por cima dos comunitários usando-os como massa de manobra para fazer o que é de seu interesse, subserviente a gestão municipal e atrelado até a alma, hoje muitas das lideranças se resumem a portarias e Maranata!!! E digo esse negocio de CAsa é uma mão na roda sei bem direitinho como funciona. Edficio Garagem hum!!! Bom ki $ó. AMIGOS A LUTA SE PERDEU, e quem for contra e perseguido

    ResponderExcluir
  5. Anônimo20/8/11

    Simone Nascimento, postei esse link ai acima, é que só estava postando como anónimo

    ResponderExcluir
  6. Anônimo22/8/11

    Simone Nascimento, enquanto estava trabalhando na prefeitura, estava calada ignorando os interesses de sua comunidade e se aproveitou para colocar sua família para trabalhar no ubsf da Catingueira, em nem um momento pensou na sua comunidade. A unica coisa de boa que fez para seu bairro foi a demolição do prédio da sab e o boicote da construção da cozinha comunitária daquele bairro.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo24/8/11

    Dolores e Simone:
    As duas se completam.Porque tanto interesse no movimento comunitário agora e porque não tiveram quando fizeram parte dele. Vocês duas estão é com muita inveja. Morram de inveja suas imbecis. Vão procurar o que fazer idiotas! Dolores deve é se preocupar em arrumar um "macho" e Simone um jeito de ganhar dinheiro para se sustentar porque perdeu a "boquinha" da prefeitura por ser incompetente e não cumprir com suas obrigações.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo24/8/11

    Caro Anônimo “Covarde”, realmente sou obrigada a concordar com vc, quando trabalhei na PMCG estava calada, só pode era paga para isso, pratica comum desta gestão "pagar pelo silencio". Quanto ao fato de colocar minha família na UBSF também é fato mas faltou colocar minha mãe e meu outro irmão. Ei, na boa ter inveja dessa gestão é um pouco demais, inveja de que? Me poupe, e se ser incompetente por trabalhar no OP onde num tinha nem papel e copo para beber água, onde se finge que as demandas da população são executadas e que é um ótimo lugar de cabide de emprego, pq é emprego, não é trabalho, realmente sou incompetente, mas fui bastante competente na função a mim dada de enganar as pessoas de fazer com que elas acreditassem que são importantes no processo. Quanto ao meu sustento se preocupe não estou muito bem, até melhor do que eu esperava.
    Como não sou Covarde assino: Já que o blog esta com falha na hora da postagem.
    Simone Nascimento Barbosa
    ( Não sou mas vendida)

    ResponderExcluir
  9. Anônimo26/8/11

    tu sabe muito bem pq saiu da pmcg, não é "simone cabaré"?. cuidado: pois quem disso cuida disso usa! vou acabar dizendo aqui o motivo da sua saída, aí vc vai acabar complicando seu namorado e a mulher dele não vai gostar. Mas, vou ter que fazer isso, já que esta "merda de blog" foi criado por sua amiga igualmente vadia como vc(d. dolores) apenas com o objetivo de estarem postando estas asneiras, não é sua asna?
    Em tempo: vc sabe o que é asna?

    ResponderExcluir
  10. Caramba nem sabia que esse Blogger é de Dolores, se for amiga parabéns! Pra relatar o movimento comunitário com tanta riqueza de detalhes só conhecendo bem. Ta abalando pra incomodar o bacana “anônimo covarde” que tenho 99% de certeza de quem seja, pois se utiliza de frases características do tipo: tem que arrumar macho, isso é um@ imbecil, asn@, esta passando fome, vou falar sobre sua vida pessoal, chamar tudo que o incomoda de merda, eu recebi uma denuncia, hum!. Fica facílimo deduzir quem é, quem é? Quem é? Quem é? . É esse mesmo que vc esta pensando.
    Atitude Sem Noção dos Aflitos (ASNA), que agem deforma desqualificada, pois aos covardes resta o anonimato, adjetivo que não cabe a mim, os questionamentos acima citados não me intimidam, continuarei sim a postar comentários nesta Merda de Blogger como vc cita, ache vc bom ou ruim.
    Só faltou colocar no texto de onde e de que forma foi paga as mensalidades das entidades, para eleição da UCES em 2007.
    Ao detentor deste Blogger sugiro uma ação na Policia Federal que dispõe de mecanismos para tirar do anonimato o “asno” detentor de muitas boquinhas na PMCG, que por falta de cacife intelectual e moral se utiliza de ameaças infundadas e inverídicas, tentando calar aos que mostram a verdade.

    ResponderExcluir