sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SOS UBS DO Jardim continental

A cerca de 20 (vinte) dias a UBSF do Jardim Continental foi desativada por causa do péssimo estado de conservação do prédio, falta de médico e da interdição da sala de vacina e de curativos pelo Ministério Público.  Todo esse descaso levou a equipe realizar uma reunião interna que culminou com a desativação.

 A partir daquele momento ficou determinado que dentista, assistente do consultório odontológico, técnico em enfermagem e a enfermeira iriam atuar na Unidade de Saúde da Palmeira, os Agentes Comunitários de Saúde ficariam em casa aguardando segunda ordem e pessoal de apoio tomaria conta dos equipamentos até que a Secretaria de Saúde determine o seu recolhimento.
O mais impressionante neste caso é que a equipe de profissionais esqueceu que o PSF tem um mecanismo institucional que permite a participação popular e controle social, o Conselho Local de Saúde devia ter sido mobilizado e junto usuários e profissionais apresentarem alternativas para solucionar o problema.
Vamos imaginar que a gestora da Secretaria de Saúde tenha viabilizado recursos para reforma desta UBSF. Parabéns! No entanto, a estratégia utilizada foi equivocada ao não considerar que aquela área é de extrema vulnerabilidade social, deixar idosos, hipertensos, diabéticos sem ter na localidade um espaço alternativo para dispersão de medicamentos e outros atendimentos revela a insensibilidade da gestão de Saúde no município. 

8 comentários:

  1. Anônimo6/8/11

    " A situação precária de alguns UBSFs são de extrema urgencia, precisa os poderes públicos tomar uma atitude logo "...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/8/11

    Enquanto a Saúde padece, mãe Tatiana procura locais para seus outdoor...

    ResponderExcluir
  3. Pergunto-me onde estão as propostas (promessas) que o prefeito Veneziano tinha em relação ao nosso bairro. Cadê? Vai ter eleição novamente.. vamos votar em que realmente se preocupa com nosso bairro.

    ResponderExcluir
  4. Betania12/8/11

    Realmente, a Saúde ruim das pernas e a secretária preocupada em se exibir em outdoors...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo26/8/11

    A gestão pública no município é realmente um caso de negligência assustadora! Ninguem está preocupado com as vidas, com os direitos sociais garantidos pela Constituição... a cidade está feia, os buracos continuam quebrando carros e dando muito prejuízo... mas, quem dá prejuízos aos responsáveis pela administração pública em CG?
    A sociedade campinense não se reconhece como portadora de poder. Somos responsáveis pela participação e controle social, mas não fazemos nem um nem outro...
    Até quando ficaremos esperando que as coisas mudem sem fazer nada para que as mudanças aconteçam?

    ResponderExcluir
  6. A gestão pública no município é realmente um caso de negligência assustadora! Ninguem está preocupado com as vidas, com os direitos sociais garantidos pela Constituição... a cidade está feia, os buracos continuam quebrando carros e dando muito prejuízo... mas, quem dá prejuízos aos responsáveis pela administração pública em CG?
    A sociedade campinense não se reconhece como portadora de poder. Somos responsáveis pela participação e controle social, mas não fazemos nem um nem outro...
    Até quando ficaremos esperando que as coisas mudem sem fazer nada para que as mudanças aconteçam?

    ResponderExcluir
  7. OH! POVO RUIM, PARECE QUE NÃO ESCUTAM AS DECLARAÇÕES DA GESTÃO QUE ESTA TUDO ÓTIMO, MARAVILHOSO E QUE A SAÚDE É REFERENCIA PARA TODO PAIS, PEGAM ESSAS FOTOS DE GESTÕES PASSADAS PARA DIZER QUE SÃO ATUAIS, POIS TENHO CERTEZA QUE SE FORMOS ATE ESTA UNIDADE NÃO ENCONTRAREMOS NADA DISSO "OXI POVO MENTIROSO E INVEJOSO".

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir