domingo, 26 de agosto de 2012

Compra de votos ( A mercantilização das eleições)

         Precisamos ativar este espaço e nada melhor que iniciar falando de política que é o tema mais atua neste país, estado e municípios. Lendo algumas postagens nas redes sociais a da Professora Doutora Adriana Férriz nos chamou a atenção:

            “Estou pensando na multidão de brasileiros que está nesses tempos em marcha para defender os interesses políticos pessoais, que estão se preparando para as eleições de uma força prática, negociando promessas, que não serão cumpridas, propostas que nunca se tornarão ações e votos que serão depositados, digitados no dia 07, apenas como "compromisso" pessoal com os candidatos e não como um direito de escolha conquistado a duras penas. Tenho pena das pessoas que não são livres na hora de escolher em quem votar, tenho pena das pessoas que "obrigadas" a votar em troca de 20, 30, 50 reais, ou mesmo em troca de materiais de construção, de qualquer que seja a negociação. Ao mesmo tempo que sinto pena dessas pessoas, sinto raiva dos que estão do lado de cima, tentando e aproveitando dos fracos, dos sem condições de escolha, dos que acreditam que voto é apenas um mecanismo de negociação temporária, um valor a ser trocado. Em breve, em 07 de outubro, seremos muitos sem valor nessa nação que esperarão mais 2 ou 4 anos para recarregar seus créditos de valor do seu voto.
         Eu não acredito mais que as eleições podem trazer alguma transformação da sociedade, elas só alimentam o sistema capitalista, e nada mais. A transformação da sociedade continua sendo um sonho e uma possibilidade, que passo a passo pode surgindo nos pequenos grupos, nas pequenas atitudes. A força dos fracos só aparece se os fracos se unirem. Vejam o que acontece com uma corda, ela se torna forte pela união das fibras. Bom domingo reflexivo...”
        
          Aqui no município essa constatação fica evidente quando nos dirigimos a preferia e encontramos tantos pretendes a vereança que jamais passaram naquelas localidades, desconhecem a suas necessidades e se trajam de defensores daqueles tão abandonados e esquecidos, não sabem eles que serão traídos e esquecidos no futuro muito breve.
         Outras constatações ocorrem na precarização do trabalho, na cooptação das lideranças, nas propostas de multiplicadores de votos ( os famosos BOs).  A mercantilizarão dos votos se manifesta nas trocas de cores das bandeiras, um dia é lilás e no outro Pink e o meu povo sofrido, desvalorizado, desrespeitado, usurpado vai continuar esperando por quatro anos. Que novos e velhos heróis apareçam...